A importância dos exames complementares em Pets

12/04/2019
por Renata Brunelli
A importância dos exames complementares em Pets

Os animais de estimação não falam, mas demonstram muitas vezes de forma sútil que algo pode estar errado. Os exames para Pets são solicitados após uma consulta ao veterinário, por isso é importante levar o seu pet para consultas periódicas. Você pode antecipar o diagnóstico de alguma doença de forma mais rápida quando as consultas começam a fazer parte da rotina do seu amigo peludo.

Todos nós, em determinada idade, passamos a fazer exames e consultas médicas com mais frequência para termos certeza de que nossa saúde está em dia. Os animais, por terem um período de vida menor do que a gente, devem passar por consultas periódicas desde sempre, mesmo que estejam aparentemente saudáveis.

Por que meu animal deve fazer check-up todos os anos?

Os Pets vivem menos que os humanos, em média, cada ano humano equivale a sete do Pet. Por isso, trabalhar com a medicina preventiva se torna uma ótima forma de aumentar o tempo de vida de seu animal, com qualidade.
Muitas vezes, sintomas de doenças em estágios iniciais passam despercebidos pelos tutores de cães e gatos, que podem notar alguma doença apenas quando a enfermidade já está em estágio avançado.

O que é o check-up?

É uma consulta veterinária na qual as vacinas são colocadas em dia, já que muitas das vacinas que nossos Pets precisam tomar não possuem dose única e, portanto, não podem ser tomadas apenas uma vez na vida. Além disso, o animal passa, durante o check-up, por uma avaliação física, onde o veterinário examina a pele, a presença de pulgas e carrapatos, os ouvidos, a saúde bucal, a auscultação cardíaca e pulmonar e faz a medição da pressão arterial.

Exames laboratoriais

Os exames laboratoriais mais solicitados em um check-up são hemograma e avaliação das funções dos rins e fígado. A escolha do exame varia de acordo com a idade do animal.

Vermífugo

A vermifugação também será colocada em dia. Ela deve ser feita a cada seis meses nos animais que frequentam a rua e, caso esteja desatualizada, é possível, por meio dos exames, identificar se o animal está ou não com vermes.

Se após o check-up, através dos resultados dos exames, o veterinário notar alguma alteração, será feita a orientação e agendamento de um retorno para garantir a melhora do Pet.

Doenças que costumam passar despercebidas pelos tutores:

Alergias, muitas vezes alimentares

Artrites/artroses

Câncer, principalmente animais acima de 8 anos e não castrados e gatos de vida livre

Cistite

Doenças cardiovasculares

Doenças endócrinas como hipotireoidismo, hipertireoidismo e diabetes

Doenças periodontais como o tártaro, além de causar mau cheiro na boca, também são fonte de infecção bacteriana

Doenças renais, especialmente em gatos acima de 8 anos

Obesidade

Otite, ou seja, inflamação ou infecção do aparelho auditivo

Vermes

Se você ama seu animal, e quer vê-lo bem e proporcionar uma vida mais longa e saudável, não se esqueça de marcar todo o ano o check-up com seu veterinário de confiança.

Com um plano de saúde Meu Pet Protegido você tem acesso aos melhores profissionais e laboratórios, sempre à disposição na hora que você e seu Pet precisarem.


Banner Blog

Loading...