Bichoterapia

15/03/2019
por Renata Brunelli
Bichoterapia

Você sabia que seu companheiro de 4 patas pode te ajudar a ter mais saúde e qualidade de vida?

Os animais de estimação despertam no ser humano atitudes orgânicas e psíquicas bastante positivas. Estudos recentes comprovam que as pessoas doentes reagem mais rapidamente à terapêutica clínica quando recebem a visita de algum animal.

Um estudo comprovou que a visita de um animal durante apenas 12 minutos pode restituir a saúde de pacientes cardíacos ou com problemas pulmonares, além de reduzir a pressão arterial, estancar a circulação de hormônios que podem arruinar o coração e amenizar a ansiedade.

Esse tratamento é conhecido como Bichoterapia, e a cada dia que passa vai conquistando mais adeptos em todo o mundo.

A bichoterapia objetiva integrar seres humanos e animais em contextos terapêuticos que abrangem visitas, entretenimentos e momentos de lazer, e igualmente durante a realização de exames e a manutenção dos pacientes em aparelhos. Esta terapia é também chamada de 'pet terapia' e 'zooterapia'.

Para os especialistas, os animais auxiliam o ser humano no reequilíbrio de seu organismo por oferecerem aos donos amor incondicional, doado de livre e espontânea vontade. Esta atitude libera no organismo humano uma dose de dopamina e de serotonina, as quais tranquilizam e transmitem uma sensação de felicidade, provocando um aprimoramento do sistema imunológico.

É importante para quem está triste ou deprimido ter alguém para tomar conta, dar banho, comida e ter uma companhia para seus passeios. E um Pet cumpre bem essa missão.

Existem instituições que apostam nesta evidência e promovem, por exemplo, o contato dos bichinhos com idosos, com o auxílio de psicólogos, veterinários e fisioterapeutas. Desta relação, o paciente obtém vantagens como o aperfeiçoamento do tônus muscular, mais força motriz, desenvolvimento da sensibilidade, maior capacidade de socialização, de transporte e uma boa recuperação da memória.

A frase: “ Quando mais precisamos de uma mão, vem a vida e nos oferece uma pata”, só nos mostra o quanto ter um Pet melhora e alegra nossas vidas.


Banner Blog

Loading...