Como cortar a unha de gato

11/10/2018
por Renata Brunelli
Como cortar a unha de gato

Você é do tipo que cuida super bem do seu gatinho, mas na hora de cortar as unhas dele se atrapalha, com medo de machucá-lo? Vamos te ajudar nessa missão!

À medida que as unhas crescem, não há mobília ou estofados que sobrevivam aos hábitos naturais dos queridos felinos. Por isso, cortar as unhas pode ser uma atividade a ser inserida no dia a dia do pet. Isso ajuda a salvar os móveis e reduzir os arranhões involuntários.

A preparação para cortar a unha de gato

O método é indolor para o peludo e ajuda a remover a camada gasta das unhas, que são renovadas diariamente.

Cheios de personalidade, eles não costumam gostar do contato direto com as patas, já que são suas armas de defesa e aliadas para brincar e escalar.

Por isso, antes de cortar a unha de gato, você deve tocar em sua patinha periodicamente para que ele se acostume com esse tipo de contato.

Em seguida, deixe-o se familiarizar com o cortador específico, que pode ser encontrado em pet shops e lojas especializadas.

Aproveite para manusear as patinhas dele pressionando a parte inferior (as famosas almofadinhas) com o dedo indicador, e o polegar posicionado na parte superior da pata. Isso dá firmeza ao toque e expõe as garrinhas dele.

Os cuidados ao cortar a unha de gato

Em primeiro lugar: se o gatinho estiver estressado, não adianta forçá-lo a cortar as unhas. Acalme-o, no seu colo, e retorne a missão assim que ele estiver menos agitado.

Agora, alguns cuidados que devem ser tomados durante o procedimento:

  • Escolha um lugar tranquilo e bem iluminado para cortar as unhas dele;
  • Somente as pontinhas devem ser cortadas;
  • Na parte rosada se concentram nervos e vasos sanguíneos. Não corte a unha nessa região;
  • Caso a área sensível seja atingida, podem ocorrer sangramentos. Estanque o mais rápido possível e use uma fórmula antisséptica, de preferência próprias para os pets;
  • Se o gato não estiver a fim, não insista. Corte o que der e tente em outro momento.

Para tornar o ritual menos assustador, dê um petisco ou faça uma sessão de carinhos após cortar as unhas. Assim, ele vai associar o hábito a algo bom.

Atenção: retirar as unhas do gato é crime!

As unhas do gato são partes fundamentais dele. Por isso, vale ressaltar que a cirurgia de retirada de unhas de gatos é proibida.

Cortar a unha de gato pode ser algo prático e seguro de fazer em casa, não havendo necessidade dessa medida cruel.

 


Banner Blog

Loading...