Como ensinar seu gato a usar o arranhador

17/08/2018
por Renata Brunelli
Como ensinar seu gato a usar o arranhador

Quem é gateiro sabe: a combinação entre gatos e sofás pode não ser das mais favoráveis. É provável que, mais cedo ou mais tarde, seu móvel termine em farrapos. Para que isso não aconteça na sua casa, selecionamos algumas dicas que podem salvar a sua casa das garras felinas. Com paciência e persistência, tudo se consegue!

Passos a seguir:

Independentemente da necessidade dos gatos de afiar suas unhas, eles precisam arranhar por outros motivos como:  alongar seus músculos ou marcar território e objetos com seu próprio cheiro. São costumes ancestrais e inatos que estão no arquivo mais primitivo da identidade do nosso gato, e devemos canalizar esta tarefa no objeto adequado: o arranhador.

Muitos gatos utilizam o arranhador de modo natural e instintivo, sem a necessidade de prestar muita atenção no assunto. Assim que o descobrem, parecem saber perfeitamente para que serve e afiam suas unhas no aparelho sem rodeios. Para outros, no entanto, precisamos de um pouquinho de esforço e tempo, até que se acostumem a usá-lo.

É fundamental que o afiador tenha alguma bolinha ou um objeto pendurado, assim será mais fácil captar a atenção de seu bicho de estimação, porque ele entrará na brincadeira; você sabe como são os gatos, eles adoram brincar. Se não for assim, force você mesmo a brincadeira com o objeto, para que o animal se familiarize com o artefato.

Assim que o gato tocar no afiador pela primeira vez, o mais provável é que já comece a utilizá-lo sem nenhum problema. Por isso também pode ser uma boa ideia aproximar o gato do arranhador e direcionar suas patinhas para ele. Quando ele se enganchar, tudo vai mudar e o bichano se sentirá muito reconfortado com o cuidado de suas unhas.

Se seu amiguinho tiver predileção por algum móvel em particular, tente colocar o afiador perto desse espaço, para que ele se incline pelo utensílio e deixe o seu objeto em paz. Se você notar que o gato ainda estiver resistindo, experimente untar o arranhador com a erva do gato, o cheiro fará com que o animal esteja mais predisposto a utilizá-lo.

Por último, informe-se bem sobre o tipo de arranhador mais adequado para seu bichano. Alguns gatos maiores precisam de afiadores específicos. Talvez comprando o que ele precisa, tudo fique bem mais fácil.


Banner Blog

Loading...