Cuidados com o Pet no Outono

18/04/2019
por Renata Brunelli
Cuidados com o Pet no Outono

A mudança de estação do verão para o outono, até a chegada do inverno, é uma época em que você precisa estar muito atento ao seu pet. Cachorros e gatos tendem a sofrer mais nesse período, principalmente com problemas respiratórios. Os atendimentos veterinários crescem em até 30% nesta época. Confira as doenças mais comuns e como evitá-las:

Doenças respiratórias

Vírus e bactérias atacam os Pets provocando doenças respiratórias nesta época, as características da estação podem trazer malefícios à saúde dos animais, como a traqueobronquite infecciosa canina, mais conhecida como tosse canina, ou simplesmente, gripe canina. Essa doença é causada por vírus e bactérias, sendo que os principais sintomas nos animais de estimação são tosse, espirros, secreção nasal, febre e a falta de apetite e pode acometer pets de todas as idades.

Os felinos não saem ilesos nesta estação. Nos gatos, a doença característica da estação é a rinotraqueíte felina, também causada por um vírus. Os sintomas da doença são secreção nasal e oculares, febre, espirros e perda de apetite, é considerada uma doença altamente contagiosa. Aos primeiros sinais das doenças nos cães e nos gatos, o tutor deve procurar um veterinário.

Carrapatos

Infestações de carrapatos em cães são típicas do outono, isso porque as pastagens ficam mais secas, o que favorece o aumento da população desses parasitas. Por isso, evite levar seu Pet em campos, ao menos nesta época.

Cuidados com os olhos

A higiene na região dos olhos é fundamental, pois quando o tempo começa a esfriar e ficar mais seco, a quantidade de lágrimas nos olhos é reduzida. Isso deixa seu pet mais vulnerável à poluição, bactérias e vírus.

Osteoartrose

Umidade e frio incomodam seres humanos e não é diferente com seus animais de estimação. Sintomas de doenças crônicas articulares podem surgir decorrentes da umidade e do frio. São chamados de osteoartrose. Fique alerta em relação à coluna do seu cão ou gato, e se perceber que ele sente alguma dor, marque uma consulta com o veterinário.

Vacinação

Uma vacinação eficiente e eficaz precisa estar em dia. Mais ainda quando o outono chega, pois é quando aumentam os casos de gripe. Cuidados redobrados com os animais novos e os idosos, pois o sistema imunológico deles é mais frágil. Esse cuidado serve para todos os pets, inclusive para aqueles que nunca saem de casa.

 


Banner Blog

Loading...