Cuidados diários: estabelecendo uma rotina saudável para seu cão e gato

09/03/2018
por Renata Brunelli
Cuidados diários: estabelecendo uma rotina saudável para seu cão e gato

Seguir horários específicos na hora de fazer passeios, oferecer a comida ou na hora de sair para brincar, será fundamental para que o nosso cachorro ou gato tenham um comportamento estável e calmo. De forma instintiva, os cachorros e os gatos sabem a que horas devem comer e, no caso dos cachorros, quando devem reclamar com os seus donos para sair para passear. Cumprir com as suas necessidades básicas de forma ordenada irá ajudá-lo a organizar a sua vida e a do seu melhor amigo.

Muitos problemas comportamentais são resolvidos apenas com regras e rotina. 

 

Confira algumas dicas >>

 

Rotina para cães

 

Animais são seres disciplinados e regrados. Adoram ambientes previsíveis. Se a comida vier cada dia em uma hora, o relógio biológico enlouquece. Da mesma forma funcionam os passeios e a chegada dos donos em casa.

Antes de sair de casa, prepare um desafio para ele. Pode ser um brinquedo comprado, daqueles com furo para colocar petisco, ou feito em casa. Quanto mais dificuldades o cão tiver, melhor; pode parecer difícil, mas ajudará na ansiedade do seu amigo, saia sem dar tchau, pegue as coisas e saia sem olhar para trás.

 

Passeio

 

Todos os cachorros deveriam poder desfrutar de, pelo menos, 15 ou 30 minutos diários de diversão em liberdade, como por exemplo, jogar bola com ele no parque. Este hábito é fundamental para o ajudar a liberar o estresse e enriquecer o seu dia a dia de forma positiva.

 

Os cachorros precisam sair à rua para fazer as suas necessidades, mas também para continuarem se relacionando com outros cães e pessoas. Além disso, durante o passeio, os cachorros relaxam cheirando objetos, urinas e plantas de todo o tipo. Permitir este comportamento é muito importante, desde que o nosso cachorro tenha as vacinas em dia. Caso contrário, pode correr o risco de adoecer.

 

Alimentação

 

É recomendado dar porções específicas durante o dia – igual ao nosso café, almoço e jantar. “A ração deve ser fornecida duas ou três vezes por dia. Quando filhote, é interessante dar três vezes e, quando mudar para ração de adulto, passar a dar duas vezes diárias.

 

 

Ficar sozinho

 

Nenhum cachorro deve estar condenado à solidão, lembre-se que eles são animais sociais que vivem em matilhas, pelo que a companhia é necessária. Se eles forem conscientes de que apenas estarão sozinhos por um período de tempo (nunca superar as 8 horas de solidão), a resposta a este hábito nunca será negativa. A longo prazo, conseguirão distrair-se sozinhos, seja brincando, dormindo ou olhando por alguma janela, com a tranquilidade suficiente de que voltaremos e não de que foram abandonados.

 

Rotina para Gatos

 

Já com nossos amigos felinos é mais fácil manter uma rotina saudável, visto que gatos são instintivamente independentes, mas vale algumas dicas:

1) Acorde com o despertador. Não permita que o gato te acorde para colocar comida ou brincar. Quando for dormir, ele irá atrás de você, se ele tentar te acordar de madrugada, ignore-o.

2) Brinque de caçar. Pode ser com fita, laser, baratinha, ratinho ou até aplicativo no tablet.

3) Antes de sair, deixe um brinquedo para ele. Pode ser comprado ou feito em casa, com caixas de papelão e bolinhas de papel dentro.

 

Ao adotar estes “procedimentos” diários, divididos por períodos (manhã, tarde e noite), você terá um cão e um gato saudáveis e felizes. E não se esqueça dos outros mandamentos para o bem-estar do seu mascote: castrar, vacinar, ter um plano de assistência emergencial Meu Pet Protegido e dar muito carinho!


Banner Blog

Loading...