Curiosidades sobre a erva do gato

27/07/2018
por Renata Brunelli
Curiosidades sobre a erva do gato

Nativa da Ásia Central e Europa, a famosa erva-dos-gatos é uma planta da família da hortelã, também conhecida como catnip.

Muitos donos de gato não entendem os efeitos que ela provoca e, por conta disso, não sabem se faz bem ou não para o felino!

Quer entender tudo sobre a erva do gato, como ela funciona e para que serve?

Nós vamos te explicar!

A erva-dos-gatos tem uma substância chamada Nepetalactona, que age no cérebro do felino e é capaz de provocar uma alteração no seu comportamento, como excitação e euforia. No campo veterinário, a erva é utilizada de forma medicinal e recreativa, serve como calmante, controlando o estresse ou agressividade e também estimula a vontade de brincar.

Como brincar é parte essencial da vida dos gatos, tanto na área física quanto mental, mantê-los estimulados é importante. Por esse motivo, muitos brinquedos possuem catnip em seu interior. O mais indicado é usar somente uma vez por semana, pois o gato acaba se acostumando com o cheiro se senti-lo com frequência.

Ao cheirar a erva, eles despertam uma espécie de instinto predador — isso acontece também, por sinal, com leões, onças e pumas.

Assim que sentem o odor da planta, é muito comum que eles a lambam, cheirem e tentem mastigá-la.

Veterinários explicam que a erva não faz mal ao gato, se usada em pequenas quantidades. Ele não ficará viciado, mas sempre vai procurar o local onde estiver exalando o aroma da planta. Além disso, a utilização da erva-dos-gatos não causa qualquer dependência ou efeito colateral. 

Está sem programa para o fim de semana? Aqui vai uma dica: compre a erva e divirta-se com a reação do seu gato, seu amigo felino ficará feliz e relaxado.


Banner Blog

Loading...