Insuficiência renal em animais

05/04/2019
por Renata Brunelli
Insuficiência renal em animais

À medida que o Pet vai envelhecendo, os rins tendem a não trabalhar como antes. Às vezes, isso não chega a trazer maiores complicações. Mas é preciso ficar atento. Se você notar algum sintoma diferente, como: o peludo ficar desanimado, fazer xixi várias vezes ao dia, ou demorar para sentir vontade, ou até mesmo, tentar fazer xixi e não conseguir, podem ser sintomas de insuficiência renal.

No início, o comportamento inadequado dos rins tem cura, em geral, lançando mão de antibióticos, porque quase sempre há agentes infecciosos por trás. Se nada for feito, no entanto, os estragos avançam a ponto de não haver volta. Aí, o máximo que você poderá fazer para ajudar o seu bichinho será controlar seus hábitos para garantir uma sobrevida maior, e um pouco menos sofrida. “O Pet deverá comer apenas rações com quantidades muito bem dosadas de proteínas e com baixo nível de fósforo”, afirmam especialistas. Provavelmente, também precisará ir à clínica veterinária para tomar soro, pois, na fase avançada da doença renal, a perda de líquidos é enorme, necessitando de reidratação constante. Ou seja, o bichinho perde muita qualidade de vida. Não deixe a situação do seu amigo chegar a esse ponto.

A insuficiência renal  pode ser classificada de duas formas, a Crônica e a Aguda. Veja como cada uma delas se manifesta:

Insuficiência renal crônica

Fatores hereditários e a idade avançada são os principais responsáveis pela doença, os sintomas demoram a aparecer e quando aparecem podem ser graves. Por isso, a atenção ao comportamento do pet é de máxima importância, junto com um acompanhamento veterinário.

Insuficiência renal aguda

Essa forma da doença é mais aparente do que na sua forma crônica. Neste caso, o animal passa a demonstrar sinais graves de repente, como, vômito, febre, alterações na quantidade de urina, depressão e perda do apetite. Quando esses sintomas aparecerem, o acompanhamento veterinário deve ser imediato, já que em muitos casos é possível tratar o problema com hidratação ou com a nutrição.

Principais sintomas da insuficiência renal em animais:

Sede excessiva

Xixi ausente ou muito frequente

Mal hálito e feridas na boca

Vômito

Diarreia

Andar cambaleante

Depressão

Febre

Falta de apetite

Com um plano de saúde, seu Pet poderá fazer os exames necessários para um diagnóstico preciso, realizar o tratamento correto e o principal, manter a qualidade de vida.


Banner Blog

Loading...