Meu filhote chora a noite, o que eu faço?

30/11/2018
por Renata Brunelli
Meu filhote chora a noite, o que eu faço?

Quem tem um pet em casa sabe que ouvir um cachorro chorando é algo comum, especialmente quando se trata de um filhote. No entanto, os motivos para o choro dos pequenos peludos podem ser vários, indicando uma série de sentimentos e necessidades diferentes.

Em muitos casos, ouvir o cachorro chorando pode significar apenas que o pet está fazendo manha e buscando receber carinho. Por outro lado, o choro do cãozinho também pode indicar doenças, tristeza e solidão, entre outros problemas. Portanto, ficar ligado aos sinais que o pet envia pode fazer toda a diferença para que a saúde e o bem-estar do filhote sejam mantidos.

 

Por que os cães choram?

Na maioria das vezes, os donos de pets que mais enfrentam problemas com cachorros chorando são os que acabaram de levar um filhote para casa. E não é difícil entender os motivos que levam estes cãezinhos a ter esse tipo de comportamento; já que de uma hora para outra os animais se encontram em um novo ambiente, com pessoas desconhecidas e todo um mundo novo, cheio de cheiros, formas, imagens e sons diferentes.

Todo este conjunto de “estranhamentos” mais o fato de que o cãozinho acaba de ser separado de sua mãe e de seus irmãos causam um profundo desconforto no animal.

No entanto, não é só em função do medo ou da solidão que os filhotes choram, o desconforto físico também pode ser responsável por longas sessões de lágrimas. O frio, o vento, a chuva, a fome e a sede também são fatores que podem deixar o cãozinho estressado e inseguro.

 

Como evitar o choro dos cães?

Já que, inevitavelmente, seu cão irá chorar nos primeiros dias, é sempre bom saber de alguns truques e medidas que tornam estes episódios mais raros.

No caso dos cachorros filhotes, por exemplo, já se sabe que o trauma da separação é uma das principais motivações para o choro e, portanto, manter o cãozinho se sentindo acompanhado é uma ótima pedida para evitar a tristeza. Para isso, quando o cão já tiver passado o dia brincando com você, deixar a blusa que estava usando junto com o animal no local onde ele dorme pode ser uma forma de fazê-lo se sentir menos só, pois ele sentirá o seu cheiro durante todo o tempo e, assim, terá a sensação de estar acompanhado.

Deixar o animal acompanhado de um bichinho de pelúcia ou, até mesmo, deixar um rádio ligado (em volume baixo e em alguma estação com programação mais calma) no ambiente em que ele for dormir também são medidas que ajudam a lidar com a solidão durante os primeiros dias em um novo lar.

Outro bom método para evitar o choro noturno dos cães é fazer com que ele gaste bastante energia durante o dia, portanto, quando tiver a chance, brinque muito com o animal, pois, desta forma, o seu bichinho de estimação ficará bem cansado em função das atividades do dia e, quando a noite chegar, ele irá dormir com mais facilidade.

Fique atento aos casos em que você perceber que o choro do seu cão é resultado de pura manha, por mais difícil que seja não atender aos chamados do pet, não ceder nessas horas é a forma mais eficaz de evitar o problema. É importante lembrar que, se você correr para lhe dar carinhos toda vez que ele chamar, o cão entenderá que esta é a forma mais eficiente de ganhar a sua atenção e, além de continuar choramingando, passará a chorar cada vez mais alto e mais forte.

Portanto, quando ouvir seu cachorro chorando por manha, segure o impulso de atender aos chamados e o encontre apenas nos momentos em que ele parar de chorar, fazendo com que ele assimile que não é o choro o que chama a atenção, mas sim o seu bom comportamento. Esse processo pode demorar um pouco até que o cão se acostume por completo, mas certamente, é a melhor maneira de garantir uma vida mais tranquila para você e seu querido pet.

 


Banner Blog

Loading...