Mito ou verdade? 12 curiosidades sobre os pets

11/05/2018
por Renata Brunelli
Mito ou verdade? 12 curiosidades sobre os pets

1 Focinho quente quer dizer que o bichinho está febril
Mito. Para saber se o animal está com febre é preciso tirar sua temperatura com termômetro via retal. Focinho muito seco ou que começa a descamar pode ser sinal de algum problema de pele, como dermatite e dermatofitose.

2 Faz mal ao animal comer grama
Verdade. Isso vale especialmente para os cães, pois eles passeiam mais em parques e lugares arborizados que os gatos. Além de irritar o estômago do animal, causando ânsia e vômito, comer muita grama pode fazer com que ele pegue algum tipo de verminose.

3 Fêmeas devem ser castradas apenas depois da primeira cria
Mito. Quanto antes, melhor. Além de empatar a reprodução do animal, castrar a fêmea antes do primeiro cio (antes dos 6 meses de idade) é a melhor forma de prevenir doenças no sistema reprodutor, como câncer de mama e infecções no útero, além de gravidez psicológica.

4 Formigas encontradas perto da urina do cão podem ser um sinal de que ele esteja diabético
Verdade. Um dos indicativos de que há açúcar em excesso no sangue é por meio da urina, que atrai insetos, principalmente a formiga. Caso isso ocorra, leve seu pet ao veterinário para realizar exames de sangue e checar se ele realmente sofre de diabetes.

5 Os animais de estimação compreendem o que o seu dono fala
Verdade. Eles entendem o que desejamos falar, conforme o tom da nossa voz. Conversamos em tom mais alto e forte quando damos bronca, mas na hora de demonstrar carinho e afeto, costumamos falar mais baixo e com uma voz meiga.

6 Felinos sempre caem de pé
Mito. Os gatos possuem mais firmeza que os cães, mas cair de pé não é uma regra. Quanto mais baixa for a altura que ele cair, maior a chance de se machucar.

7 Não se deve misturar a ração dos cães e dos gatos
Verdade. Cães e gatos têm carências nutricionais distintas. Se você tiver cão e gato em sua residência, por mais que eles se aceitem bem e permaneçam em harmonia unidos, observe se um não está beliscando a comida do outro, pois comer a ração alheia pode alterar seu desenvolvimento. Depois de algumas broncas, eles entendem de quem é cada um dos potinhos de ração.

8 Os cães enxergam em preto e branco
Mito. Tanto cachorros ou gatos podem ver as cores, mas de uma forma nada parecida com que nós humanos vemos. Diferente de nós, os bichinhos não identificam todos os tons, somente azul e vermelho, e as cores são mais desbotadas e menos definidas.

9 O cão abana o rabo somente quando está feliz
Mito. Quando o cachorro levanta o rabo bem alto e abana bem rapidinho significa que ele está feliz. Mas também pode ser sinal de medo e alerta.

10 Os gatos só aceitam carinho quando querem
Verdade. Diferentemente dos cachorros, que são mais receptivos, mimar o gato não é quando a gente quer. Ele vai até você quando desejar. Então, se conforme. Não é porque você gostaria que ele sentasse no seu colo na hora da novela que isso vai acontecer…

11 É impossível adestrar felinos
Mito. É possível. Na maioria dos casos, o único problema encontrado é em relação à personalidade do bichano. Geralmente, esses animais são mais independentes do que os cachorros. Por isso, eles tendem a demorar um pouco mais para serem adestrados. Se leva cerca de seis meses para adestrar um filhote de cão – já adestrar filhote de gato demora oito meses.

12 Mulheres grávidas não podem ter gatos em casa
Mito. Antigamente, muitas grávidas não queriam ter gatinhos em casa por medo de contraírem toxoplasmose. Mas, isso é raro de acontecer. Para ser infectada, a gestante precisa engolir fezes do gato doente.


Banner Blog

Loading...