O ciclo sexual e gestação das cadelas

20/07/2018
por Renata Brunelli
O ciclo sexual e gestação das cadelas

As cadelas apresentam o primeiro cio por volta de seis meses de idade, porém é normal que ocorra até um ano e meio de idade. Quanto maior o porte da cadela, mais tarde será o primeiro cio, pois elas demoram mais tempo para adquirir maturidade.

O ciclo sexual das cadelas, conhecido também como Estral, é dividido em quatro etapas: Proestro, Estro, Metaestro e Anestro.

Proestro é quando a cadela apresenta aumento da vulva e começa a ter secreção vaginal. Nessa fase, a fêmea não aceita o macho, já que os machos são atraídos pelo seu odor, e pode reagir com agressividade, pois ela ainda não se encontra fértil.

Estro é o período em que a fêmea está fértil e assim aceita o macho para o acasalamento. Esse é o momento em que pode ocorrer o cruzamento. Curiosamente, se nos dias do ciclo sexual a fêmea aceitar machos diferentes, poderão haver na mesma gestação filhotes de pais diferentes.

Metaestro é a fase que vem após a fecundação, ou seja, é quando teremos a gestação dos filhotes. O diagnóstico da gestação é feito após 30 dias do último acasalamento mediante um ultrassom de abdômen. É sempre mais saudável para cadela e filhotes que o parto seja normal. Para não correr riscos, após 45 dias de gestação é indicado fazer uma radiografia de abdômen para fazer a contagem do número de filhotes e verificar se há necessidade de cesária.

A última fase do ciclo se chama Anestro, que é o período do descanso sexual. 

Duração / gestação

A duração de todo o cio é variável, mas de forma geral dura de 15 a 20 dias. Já a gestação pode durar entre 58 e 64 dias

Dicas importantes:

1)      Recomenda-se que as cadelas somente sejam colocadas para cruzar após apresentar pelo menos 3 cios.

2)      Os animais devem ser sadios e não devem portar doenças hereditárias.

3)      Deve-se dar um intervalo mínimo de um ano entre uma gestação e outra. Isso porque o processo de gestação, parto e amamentação é muito desgastante. O ideal é que se acasale a fêmea num cio e deixe-a descansar no próximo.

Se você deseja que sua cadela tenha uma ninhada, converse com seu veterinário. Ele poderá te orientar e acompanhar de maneira segura a gravidez dela.


Banner Blog

Loading...