O ciúme dos cães com os donos

17/11/2017
por Renata Brunelli
O ciúme dos cães com os donos

Você pode não acreditar, mas os cães também tem ciúme. Pode ser pela chegada de um cão novo, de um bebê, outro animal, uma visita nova e até pessoas da mesma família. É desejável que o seu cãozinho seja um pouco ciumento, afinal, se ele for um cão de guarda, ele vai querer proteger você e o território em que vive. Cães que são muito ciumentos geralmente são muito controladores e possessivos. Por serem animais acostumados a viverem em bandos, eles consideram a família como o bando deles, da mesma forma que os seus ancestrais lobos, os cães precisam sempre de uma pessoa de autoridade dentro da casa, que devem ser todos os adultos e não apenas o dono, para quando seu dono não estiver por perto.

Ou seja, tente não mimar muito seu cãozinho (sabemos que não é fácil!), quando os donos fazem tudo o que querem, na hora que querem, eles acham que podem controlar tudo e todos. Alguns demonstram isso de uma forma bem sutil, simplesmente entrando na frente do outro ou latindo. Outros já demonstram de uma forma mais perigosa, rosnando ou avançando na pessoa ou no animal que, na visão deles, chegou muito perto de onde não deveria.

Confira algumas dicas para melhorar o comportamento de seu amigo >>

Quem tem dois cães ou mais em casa pode ter o problema do ciúme com frequência. O ciúme acontece simplesmente porque um dos cães acha que vai perder muita coisa na presença do outro, podendo causar brigas feias entre eles. Sempre associe a presença do outro cão com coisas boas – carinho, petisco, atenção.

Sempre que chegar uma visita ou alguém da família, o seu amigo vai ficar querendo carinho e pulando em suas pernas, é muito importante nesses casos que o desejo do cão seja negado, porque se for atendido, ele vai entender que aquele comportamento é aceitável.

Incentivar o bom comportamento do seu amigo é a melhor técnica, sendo usada inclusive em aulas de adestramento com profissionais, ou seja, cada vez que o cão obedecer após ser repreendido, você pode oferecer um petisco ou um afago, assim ele perceberá que sua atitude foi favorável e irá obedecer mais tranquilamente, tornando o ambiente mais agradável para ele e para a família, afinal, o maior motivo de ter um cãozinho em casa é a alegria, o companheirismo e todo o amor que eles nos trazem.


Banner Blog

Loading...