Pets e o Meio Ambiente

31/05/2019
por Renata Brunelli
Pets e o Meio Ambiente

O número de Pets em casa vem crescendo a cada dia, e eles já são considerados como parte da família. A modernidade e o estilo de vida vêm cobrando cada vez mais o equilíbrio entre a utilização dos recursos naturais e tudo que envolva a sociedade. E isso também se refere à questão dos animais, meio ambiente e sustentabilidade.

Vamos falar um pouco sobre como você, tutor, pode ajudar a melhorar o meio ambiente e tornar você e seu Pet cidadãos sustentáveis!

Independentemente de você morar em casa ou apartamento, você recolhe o cocô do seu bichinho, certo? Portanto, seja quando estiver passeando com ele na rua ou em casa, ao recolher as fezes, utilize sempre as sacolas plásticas biodegradáveis e lembre-se: elas não devem ser descartadas em lixeiras comuns, pois começam a se degradar e produzem gases que contribuem para o efeito estufa. Armazene-as e depois as descarte em um local apropriado para a reciclagem.

Os produtos de beleza e higiene também podem contribuir com o meio ambiente e sustentabilidade, desde que tenham em suas fórmulas ingredientes naturais. Já existem shampoos, condicionadores, sabonetes e cremes finalizadores para todos os estilos de pelos, caso preferir, consulte o seu veterinário e peça a receita para fazer os produtos em uma farmácia de manipulação.

As bolsas ecológicas, confeccionadas com lona reciclada de caminhão, carregam seu cachorrinho nos passeios em shoppings, na casa da mãe ou amiga, ou levar o Pet na hora de deixar o filho na escola e são excelentes maneiras de unir praticidade com o politicamente correto.

Para quem gosta de fofurices, glamour e conforto, já existem linhas de coleiras e guias ecológicas feitas com fibras de bambu orgânico, em modelos iguais aos tradicionais, mas com um charme a mais, pois não agridem a pele do bichinho e são até mais confortáveis e leves se comparadas às convencionais.

Todo Pet adora se divertir, extravasar as energias, correr, pular, enfim, ser feliz. E o mercado de brinquedos para eles já se conscientizou de que muitas pessoas buscam alternativas que ajudem ao meio ambiente, o quesito mais básico que deve ser avaliado na hora de comprar algum brinquedo que seja sustentável, é se ele é produzido com materiais reciclados.

Assim como para os humanos, a reciclagem também deve estar presente no cotidiano dos bichos. Alguns produtos, como sanitários de grama sintética, que absorvem o xixi, as fezes e podem ser lavados quantas vezes forem necessárias, são ótimas pedidas para quem não quer mais recolher tudo e, ainda assim, ter de limpar o local todas as vezes em que o seu peludo fizer as necessidades.

Nesta semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, devemos fazer uma pausa para reflexão. Comenta-se muito nas escolas, sobre movimentos em prol dos rios, mares, árvores, parques ecológicos, a plantar feijão no algodão, ou falam sobre jacarés, arara azul, que muitas crianças, ainda nem tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente.

No entanto, pouco se fala sobre a temática animais domésticos, como cães e gatos. De fato todas essas ações são extremamente importantes. Porém, não podemos nos esquecer os Pets que estão tão próximos da gente, como por exemplo, os que vivem abandonados pelas ruas, esse cuidado com os animais domésticos, como evitar a super população, ensinar a respeitar, cuidar e jamais abandonar, também deve ser um trabalho de conscientização desde cedo.

Meio ambiente é inclusão. Somos nós, os mares, as árvores, os pássaros, os cães, os gatos, assim como o jacaré, a arara azul, entre tantos outros, as matas, o mar, o sol, a lua, as crianças, os idosos, os jovens, enfim, o todo. Sem um desses personagens não há harmonia, e sim, desequilíbrio, e o desequilíbrio afeta o meio ambiente. 


Banner Blog

Loading...