Posso passear com meu gato?

14/09/2018
por Renata Brunelli
Posso passear com meu gato?

Se seu bichano passa os dias dentro de casa, possivelmente você já deve ter considerado a opção de levá-lo para tomar um pouco de sol e ar fresco.

Você sabia que seguindo os devidos cuidados e garantindo a segurança do pet, os gatos também podem passear? Desde que essa seja a vontade deles. Antes de sair com o animal na rua, observe seu comportamento e se está apresentando alguns sinais de que não se sente confortável com tal passeio. Pode acontecer dele se arrepiar todo e esse é um forte indício de que está com medo.

Uma alternativa é trazer esse hábito para a rotina de maneira tranquila e aos poucos. Primeiro, acostumando-o a passear no seu colo na porta da sua casa ou apartamento. Depois, você pode familiarizá-lo com a coleira e observar qual é a reação dele.

Para garantir que corra tudo bem durante o passeio e que ele não se sinta acuado ou amedrontado, é preciso tomar alguns cuidados. Lembre-se de que os gatos são animais desconfiados e que levam um tempo maior para se acostumar com novidades, portanto, o ideal é evitar qualquer tipo de estresse.

O primeiro passo é adquirir uma coleira/guia específica para gatos e do tamanho adequado ao seu pet. A coleira deixa você no controle da situação e é de grande auxílio para guiá-lo ao longo do caminho.

No início, deixe que ele ande pela casa com a coleira ou brinque com ela, ofereça petiscos, de modo que a coleira não se torne algo negativo. O ideal é que, em um primeiro momento, os passeios sejam feitos no mesmo lugar.

Tenha também sempre por perto a caixa de transporte. Desta forma, caso você perceba que ele cansou ou apresentou algum comportamento anormal, é só colocá-lo na caixa.

Quais são os benefícios de passear com felinos?

Os felinos apresentam um instinto caçador forte e, por conta disso, os passeios farão muito bem a eles e contribuirão para que se sintam mais livres.

Outro importante benefício é que, ao passear com o seu gato, você estará realizando uma atividade física com o animal, o que evita o desenvolvimento de problemas de saúde, como a obesidade felina.

Alguns gatos preferirão continuar se limpando e dormindo tranquilos em algum almofadão ao invés de andarem por lugares desconhecidos.

Se seu bichano resistir aos passeios ou se estressar muito, desista. Sempre há outras opções para que ele se divirta dentro da casa:

  • Brinque diariamente com ele.
  • Instale uma árvore para gatos.
  • Procure oferecer esconderijos diversos (caixas, caixas de transporte abertas, etc.).

Inserir na rotina do seu pet a prática regular de exercícios e brincadeiras é primordial para manter a saúde dele em dia e longe de doenças.


Banner Blog

Loading...