Quantos anos um cachorro vive?

19/12/2018
por Renata Brunelli
Quantos anos um cachorro vive?

Esta é uma curiosidade de muita gente, seja um filhotinho ou um cão idoso, nós sempre queremos saber quantos anos ele vai viver perto da gente, não é mesmo?

Assim como nós, os cães estão sujeitos a ação de vários fatores que serão responsáveis pelo prolongamento da sua vida, ou seu inverso, pela morte precoce. Alguns exemplos são: raça, estilo de vida, doenças, alimentação e cuidados com a saúde.

Nesta matéria vamos explicar essa questão para que você tenha uma ideia da quantidade de anos poderá passar ao lado do seu amigo fiel.

Porte e raça

Os cachorros são uma espécie bem diversa. Dependendo da raça, eles podem apresentar de 3 kg a 90 kg na fase adulta. Por isso, a média de vida desses animais tão queridos pode ter uma variação bem grande.

A média geral mostra que os cãezinhos podem viver entre 10 a 13 anos. No entanto, existem casos em que eles conseguem chegar até os 20 anos de vida.

Uma curiosidade é que quanto menor o animal, maior é a sua expectativa de vida. Alguns estudos demonstram que os causadores disso são os radicais livres. Os cachorros de porte grande, como crescem muito rapidamente, “usam” mais essas moléculas, danificando as células, o que aumenta as chances do surgimento de doenças. Com isso, os grandes vivem menos do que os pequeninos.

Além de considerar a expectativa de vida, para auxiliar os bichinhos a terem uma vida mais longa e de mais qualidade, é preciso sempre cuidar bem de sua saúde.

Até os dois anos de idade, os cachorros sofrem uma mudança bem grande em sua estrutura, sendo considerada a fase mais importante do bichinho. Por isso, é importante oferecer uma alimentação de qualidade aos filhotes.

Para saber quantos anos tem o seu cachorro, nos primeiros dois anos de vida a contagem é a seguinte:

  • Multiplicar por 12,5 anos cada ano do seu cachorro de porte pequeno;
  • Multiplicar por 10,5 anos cada ano do seu cachorro de porte médio;
  • Multiplicar por 9 anos cada ano do seu cachorro de porte grande.

A partir do terceiro ano de vida, a contagem é diferente para cada raça. Para o Shih Tzu, por exemplo, a partir dos três anos, é preciso multiplicar por 4,78 anos cada ano do cãozinho. Para um boxer, o número de anos a ser multiplicado é de 8,9.

Confira aqui quanto tempo algumas raças podem viver:

Shih Tzu - Estimativa de vida: 10 a 16 anos

Husky Siberiano - Estimativa de vida: 12 a 15 anos

Pug - Estimativa de vida: 12 a 15 anos

Lhasa Apso - Estimativa de vida: 12 a 14 anos

Boxer - Estimativa de vida: 10 a 12 anos

Rotweiller - Estimativa de vida: 8 a 10 anos

Proporcione ao seu amigo uma vida mais saudável e feliz, com boa alimentação, dedicação, amor e carinho, e aproveite ao máximo enquanto ele estiver ao seu lado.


Banner Blog

Loading...