Saiba quais são as vacinas necessárias para cães e gatos

20/04/2018
por Renata Brunelli
Saiba quais são as vacinas necessárias para cães e gatos

Animais de estimação são sinônimo de alegria e companheirismo. Porém, nossos amiguinhos de quatro patas podem mudar de comportamento, ficando cabisbaixos e desanimados, isso pode ser um sinal de que há algo errado com a saúde deles.

Pra evitar que isso aconteça é necessário manter a caderneta de vacinação em dia.

A vacinação é de extrema importância, pois a imunização acontece de forma preventiva. Quando o animal não está vacinado, ele fica suscetível a contrair doenças como a raiva, cinomose e leptospirose, que podem levar o animal a óbito, explicam os veterinários.

Respeitar o calendário de vacinação dos pets é fundamental para garantir que eles fiquem saudáveis. De acordo com a nossa legislação, somente a vacina antirrábica é obrigatória, já que se trata de uma zoonose, doença que pode ser transmitida a seres humanos, mas como queremos sempre o melhor para nossos amigos peludos, confira a lista das principais vacinas disponíveis:

Vacinas necessárias para cães

Vacina antirrábica – A vacina antirrábica protege contra a raiva e deve ser aplicada em uma única dose após os três primeiros meses de vida dos cães. Essa vacina é aplicada gratuitamente por órgãos ligados ao setor de zoonoses das cidades.

Vacina V8 – Cinomose, Coronavirose, Hepatite (adenovirose I), Adenovirose II, Leptospiroses, Parvovirose e Parainfluenza. Deve ser administrada quando o cão tiver 60 dias (2 meses); a segunda dose quando o cão tiver 90 dias (3 meses) e a terceira dose quando o cão tiver 120 dias (4 meses). O reforço dessa vacina deve ser anual!

Vacina V10 – Além de proteger contra as mesmas doenças que a V8, a vacina V10 também protege o cachorro de outras duas cepas causadoras da leptospirose. As aplicações seguem a mesma indicação da V8.

Outras vacinas indicadas para os cães são contra a gripe canina, giárdia e leishmaniose.

Vacinas necessárias para gatos

Vacina Antirrábica – No caso dos gatos, a vacina antirrábica segue as mesmas especificações para os cães.

Vacina V3 – A tríplice felina protege os animais contra o calicivírus, rinotraqueite (muito comum entre os felinos) e panleucopenia. A primeira dose deve ser aplicada depois dos primeiros 60 dias do animal, a segunda após o intervalo de 21 dias.

Vacina V4 – Além de proteger os bichanos das mesmas doenças que a tríplice, a quádrupla felina protege também contra a clamidiose.

Vacina V5 – Essa vacina protege o animal contra todas as doenças citadas anteriormente e também contra a Leucemia felina. As doses devem ser aplicadas a partir dos nove meses do animal e com intervalo de 21 a 30 dias.

É importante ressaltar que as vacinas devem ser aplicadas apenas por médicos veterinários. Meu Pet Protegido oferece a partir do plano Top vacinação em domicílio, oferecendo facilidade ao dono e conforto para seu pet, a imunização do animal só acontece após a aplicação da última dose das vacinas, por isso, quando o pet ainda estiver no quadro vacinal, não deve ter contato com outros animais. Com a vacinação em dia e seguindo uma rotina saudável, você terá seu amigo pet sadio e feliz por muito mais tempo.


Banner Blog

Loading...