Sphynx – o gato sem pelo

12/07/2019
por Renata Brunelli
Sphynx – o gato sem pelo

Quem vê um Sphinx pela primeira vez chega a assustar, pois o padrão de felinos que conhecemos não condiz com o visual que eles apresentam. O Sphynx é um gato de corpo musculado, de aparência fina, mas de ossatura forte.

Inteligente, amoroso, gentil e carinhoso, é bastante ativo e curioso, e está sempre interessado no que se passa ao seu redor. Sociável, convive bem com toda a família e outros animais. É companheiro e apegado ao dono. Aprende com facilidade e pode ser treinado para comandos básicos, como um cão.  

De personalidade equilibrada e com bom humor, gosta de fazer parte das atividades em família, principalmente para brincar. Não tem problemas com visitantes desconhecidos,  na verdade os recebe como amigos. Precisa sempre de companhia, seja de seus humanos ou de outros animais. É considerado um excelente bicho de estimação. Seu corpo, por não ter pelo, costuma ser bem quentinho, tornando o gato maravilhoso para segurar e apertar (moderadamente, claro).  

Excelente companheiro para todas as idades, e é perfeito para a vida no apartamento. 

Por não possuir pelos, essa raça é muito procurada por pessoas desinformadas que acham que pelos provocam alergia, quando na realidade o fator causador encontra-se nas descamações da pele dos animais. Portanto, deve-se deixar claro que esta raça não é hipoalergênica. A grande vantagem é não soltar pelinhos em sua roupa ou pela casa.

Cuidados básicos

Embora sem pelos, não é um gato de baixa manutenção. Conhecidos por sua higiene, gatos se limpam constantemente e isso dispensa banhos frequentes.
Bigodes e unhas jamais devem ser cortados, pois são defesas naturais do felino. Preste bastante atenção às suas grandes orelhas que parecem acumular mais sujeira do que outras raças.

Por não possuir pelos, a exposição ao sol deve ser moderada. Quando sair, é recomendável aplicar protetor solar.

Alimentação

A falta de pelos predispõe a maior perda de calor pela superfície corporal, o que origina maior necessidade energética na dieta para gerar calor. Assim, é necessário fornecer dietas ricas em proteína e calorias que possam ser convertidas em calor, inclusive existem formulações especiais para gatos sem pelo.

Apesar de ser um felino bem tranquilo, ele é bastante vocal. Essa tendência a miar pode incomodar os donos, especialmente durante a noite. Ele não pode ser deixado sozinho por muito tempo e precisa de companhia. Se a casa passa a maior parte do tempo vazia, o Sphynx precisará de um amigo, como outro gato ou um cão.  

Um gatinho em casa é sinônimo de alegria, eles são carinhosos, meigos e alegres. Suas traquinagens são sempre divertidas e certamente irão proporcionar grandes momentos em família. 

 


Banner Blog

Loading...