Cuidados especiais: vovô gato

18/09/2017
por Felipe Vital
Cuidados especiais: vovô gato

Assim como qualquer animal em idade avançada, os gatos precisam de alguns cuidados especiais para evitar o aparecimento de doenças que possam encurtar suas vidas.

Se tratou bem o seu bichano desde os seus primeiros dias de vida, com a alimentação e atenção adequada, poderá esperar que ele acompanhe você por até 30 anos (no máximo).

Lá pelos 12 anos, mais comum, talvez ele comece a demonstrar os primeiros sinais do envelhecimento. Nessa fase, alguns males como o hipertireoidismo, diabetes, insuficiência renal, doenças intestinais, cardíacas e dentárias estão entre os mais comuns, podendo afetar o seu gato simultaneamente. Mas calma, não quero assustar você. Basta seguir tratando o seu felino bem como sempre, mantendo o foco, principalmente, na alimentação, para evitar a maioria desses problemas. Hoje é fácil encontrar no mercado produtos especiais para essa fase do animal, que são mais ricos em nutrientes e vitaminas que os comuns, e funcionam, literalmente, como um suplemento alimentar para manter a saúde do animal em dia.

A idade aumenta e a imunidade diminui. Portanto, para evitar gripes, “arquitete” um cantinho na sua casa que o seu gato possa encontrar sempre aconchego e calor. Vale uma casinha escura, com almofada e cobertor, que pode ser feita até a partir de uma caixa de papelão; ele vai adorar.

Mesmo que ele já não responda aos seus estímulos como antigamente, não deixe de encorajá-lo a brincar e praticar atividades físicas. Isso vai livrá-lo de artrites e ajudar a conservar sua massa muscular. Claro que tudo deve ser adaptado a sua idade, lembre-se que agora ele é um senhor. Vale lembrar você também de facilitar o acesso à ração, à água e sua caixa de areia

Por falar em água, nessa fase ele pode perder um pouco a vontade de bebê-la. Uma dica para incentivar que ele consuma mais líquido, é espalhar potinhos de água pela casa.

Nessa idade também é necessário que você escove o animal com atenção e carinho todos os dias, já que ele ficou mais preguiçoso e não se lambe como antes. Use uma escova macia e torne esse momento agradável para o animal. Certifique-se que não irá sobrar nenhuma das temidas “bolas de pelos” em seu corpo, que ele possa se engasgar.

Contrate o Meu Pet Protegido, o Plano de Assistência Veterinária Emergencial 24 Horas que vai cuidar do bichano em diversos tipos de situação emergencial. Só assim você e ele estarão  realmente seguros em caso de uma eventualidade.

E fora tudo isso, o mais importante é trata-lo sempre com muito amor e atenção.

Vida longa ao seu gatinho!!


Banner Blog

Loading...